Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Rato-canguru: o mamífero que não toma água

  09/01/2012

Ele possui pernas semelhantes às de um canguru.


Foto: Wikipédia

Rato-canguru


O rato-canguru é um dos poucos animais no mundo que não precisam tomar água. O roedor habita regiões desérticas dos Estados Unidos, principalmente no Arizona. Além de não tomar água, ele ingere exclusivamente sementes secas.
O que muitos perguntam é como ele consegue manter-se vivo. A resposta é simples. Apesar de não beber água como nós, ele consegue quantidades mínimas de água em seu alimento. Até as sementes secas possuem uma quantidade de água. Está quantidade é o suficiente para que ele viva, já que sua transpiração é nula e seus rins produzem uma urina muito concentrada e seca, assim como as fezes.
Foto: Wikipédia
Rato-canguru
Se o rato-canguru não toma banho de água, por viver no deserto, ele costuma tomar um banho de areia. Algumas espécies do Arizona realizam esta atividade para evitar que sua pele torne-se oleosa.
Outra característica curiosa destes pequenos ratos é que algumas espécies se aproximam das fêmeas apenas em período de acasalamento. O motivo é que o animal não é dos mais dóceis com seu parceiro. Ele ainda tem pernas semelhantes às de um canguru para poder se deslocar melhor e mais rapidamente na areia do deserto, por isto o nome característico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário