Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

O mais fofo de todos os pandas está em perigo

21/01/2012

No mercado negro, calda de panda-vermelho é transformada em chapéu.

Foto: Tristan Nitot
Panda-vermelho
Como não se apaixonar por esta coisa fofa? O panda-vermelho pode ser encontrado nas regiões do Himalaia e do sul da China.

Por seus membros dianteiros serem bem curtos, é mais fácil ainda se apaixonar por ele já que seu andar é totalmente desengonçado (ou dançante). Durante o dia dormem em tocas ou nos ramos de árvores e ao amanhecer, entardecer e anoitecer saem para viver sua vida normal.

São animais bem solitários e dificilmente serão vistos em casais e/ou grupos. Definem a marcação de seu território com o cheiro de sua urina e de sua glândula anal. Quando se sentem ameaçados ficam sob as patas traseiras, parecendo mais altos. Outra forma de intimidar e assim, dispersar o predador é emitindo sons.
Foto: Ryonouskes Gallery
Calda de panda-vermelho
Infelizmente, como a maioria de seus parentes, este bichinho felpudo está classificado pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais como vulnerável. A perda de habitat pela agricultura, pecuária e desmatamento local é o principal motivo de seu declínio.
Outro ponto ameaçador é que sua calda é altamente valiosa no mercado negro de animais para a fabricação de chapéus. Por isso, ele é levado para diversos zoológicos e facilmente adaptado à vida em cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário