Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cortina armazena energia solar e a reutiliza para iluminar o ambiente

06/01/2012 12h08 - Atualizado em 06/01/2012 12h08

       Para o TechTudo

Liteon Eco Leaf . (Foto: Divulgação)Liteon Eco Leaf . (Foto: Divulgação)
Os designers Lim Wan Xuan e Tang Xueling Jane, da XentiQ, imaginaram uma forma de integrar um item doméstico comum de forma mais completa ao ambiente. No tecido da cortina conceiual Liteon Eco Leaf seriam usadas pequenas células fotovoltaicas recarregáveis por energia solar que iluminariam o ambiente por meio de lâmpadas OLED, sem gastos extras na conta de luz.
A Liteon Eco Leaf também cumpriria com seu papel convencional, de proteger o ambiente da luz do Sol através da tecnologia de sombreamento e-Ink. De acordo com os designers, a proposta tradicional das cortinas é equivocada. Um dos pontos questionados por Xuang e Jane é que ao se baixar uma cortina é necessário, geralmente, acender algum tipo de iluminação artificial para clarear o ambiente. A cortina solar resolveria esse dilema, porque, além de proteger do Sol, é capaz de iluminar o ambiente.
O tecido semitranslúcido da Liteon Eco Leaf (poliéster e velcro) e o corte utilizados também seriam minuciosamente selecionados, para que fosse possível ter uma visão parcial da paisagem, boa ventilação sem a necessidade de levantar as cortinas e a viabilidade de guardá-la de maneira rápida e ocupando pouco espaço. Haveria ainda na Liteon Eco Leaf um display digital equipado com termômetro e relógio.
Via Yanko Design
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário