Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

Guarda-rios: a ave que espera a hora certa de atacar

21/01/2012

Conta com o apurado sentido da visão para localizar a presa dentro da água.

Foto: Wikipédia
Guarda-rios
Os guarda-rios são aves de pequeno a médio porte (10 a 46 cm de comprimento), de plumagem colorida e pescoço curto, com a cabeça relativamente grande em relação ao corpo e um bico longo e robusto.
As asas são arredondadas e a sua cauda é curta na maioria das espécies. As patas são pequenas e com os dedos frontais fundidos. A plumagem é exuberante com frequência de cores azuis ou verdes.
A forma do bico varia de acordo com tipo de alimentação e com as condições ambientais, sendo achatada lateralmente nas espécies piscícolas (que se alimentam de peixes) ou dorso-ventralmente nas insetívoras.
Algumas espécies de guarda-rios que alimentam-se no solo à base de frutos têm o bico bem mais curto, pois não precisam pescar peixes. As espécies piscícolas contam com o apurado sentido de visão para localizar a presa dentro da água, que caçam através de mergulhos picados, por isto também são conhecidos como pica-peixes.
Foto: Wikipédia
Pica-peixe 
A maioria das espécies não apresenta dimorfismo sexual. Os juvenis são semelhantes aos adultos e distinguem-se pela plumagem menos colorida. Algumas espécies são aves monogâmicas que vivem em casais para o resto da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário