Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O pica-pau exterminador de formigas

10/01/2012

Espécie pode comer até duas mil por dia.


Foto: Wikipédia

Pica-pau verde da Europa
O pica-pau verde é uma espécie de ave muito encontrada na Europa e é conhecido por ficar grande parte do seu tempo no solo e não em árvores. O motivo desta diferença para demais espécies de pica-paus se dá por causa do alimento. Esta espécie é fascinada por formigas e chega a comer duas mil formigas por dia.
Apesar de ser uma ave tímida, ela possui cantos altos, que chamam bastante a atenção de quem está por perto. Muitos destes cantos são ouvidos em dias de chuva, por isto o pica-pau verde também é conhecido também como o “pássaro da chuva”. Segundo especialistas, estes sons emitidos pelo animal significam que ele está gritando de alegria por causa da chegada das chuvas.
Foto: Thomas Kraft 
Pica-pau verde da Europa no solo
A ave apresenta uma coloração que mistura tons de verde, vermelho e amarelo. Sua envergadura mede de 30 a 36 cm de comprimento com uma envergadura de 45 cm a 51 cm. A língua da ave pode chegar a até 10 cm e seu bico não é dos mais fortes  se for comparado com outros pica-paus, portanto o bico é utilizado somente em madeiras mais finas.
Na reprodução, os ovos são incubados por 20 dias. Normalmente o casal possui de 4 a 6 ovos e os filhotes ao nascerem já são alimentados por formigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário