Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Polvo mímico: a sensação das profundezas

25/01/2012

Molusco pode imitar cerca de 15 espécies diferentes.

Foto: Steve Childs
Polvo mímico em sua cor normal
Que os polvos são criaturas fantásticas isso nós já sabemos, mas este em especial é incrível. Conhecido como polvo mímico ele é capaz de imitar outros animais só para fugir de seus predadores.

Vivendo nas profundezas dos mares do sudeste da Ásia, ele pode medir até 60 centímetros de comprimento. Sua cor normal são listras brancas e marrons, mas como todos os outros de sua espécie, as listras podem variar.

Esta sua aptidão de copiar os movimentos de quem vive em seu ambiente varia de acordo com o predador que está se aproximando. Por exemplo, se a ameaça vem de algum que devora serpentes marinhas, o polvo mímico trata de enterrar seis de seus braços na areia e esticar em direções opostas outros dois, ficando assim em linha reta e mudando sua cor para preto e amarelo.
Foto: Silke Barao
Polvo mímico em outra cor
Ele também pode representar outra 15 espécies, como arraias, medusas, linguados, peixes (leão e chatos), anêmonas entre outras. Sua alimentação consiste em caranguejos, peixes pequenos e alguns vermes.

Por não ser venenoso, este molusco é presa fácil para outros animais, entre eles os pequenos tubarões. Sua carne é bastante nutritiva, e por isso também é alvo das pescas humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário