Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Raposa-do-ártico consegue viver a -50 °C

12/01/2012

Ela varia de cor de acordo com a estação do ano.


Foto: Wikipédia

Raposa-do-ártico

A raposa-do-ártico é conhecida por viver em temperaturas de até -50 °C. Embora alguns classificadores as relacionem ao gênero Vulpes como as demais raposas, este animal é considerado atualmente como o único membro do gênero Alopex.
Também chamada de raposa-polar, ela habita a região do Polo Norte e alimenta-se de pequenos mamíferos e roedores. Por habitar uma região com pouco alimento, ela costuma fazer uma reserva de comida em sua toca. Estudos revelaram que a espécie pode andar até 2300 Km no ano em busca de alimentos.
Seu corpo pode chegar a até 1 metro e ela pesa de 2,5 kg até 7 kg. O curioso desta raposa, é que ela varia de coloração de acordo com a estação do ano. A pelagem é branca no inverno, porém no verão ela se torna castanho-parda. Existem muito pelos na orelha, principalmente para manter a temperatura do animal e ela ainda possui grandes patas para não afundar na neve.
Foto: Wikipédia
Raposa-do-ártico
A reprodução da espécie ocorre no verão. Normalmente o casal dá origem de 6 a 10 crias. A gestação ocorre em 50 dias e o filhote mama até 9 semanas de idade, atingindo a maturidade com 10 meses. A expectativa de vida da raposa-do-ártico varia entre 3 e 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário